Aprendemos nas lições anteriores sobre o relacionamento de Deus com Seu Filho Jesus. Aprendemos que são pessoas distintas, porém tão idênticos que Jesus chega a afirmar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Hoje vamos compreender porque Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo tem o mesmo amor, propósitos, entendimentos, objetivos, planos... Pois o espírito do Filho procedeu do Pai. Os dois tem o mesmo Espírito. Como os dois são santos, logo, um Espírito Santo. Nos dias atuais as igrejas evangélicas pregam o Deus Espírito Santo, como a terceira pessoa de uma Trindade. Isso é verdade? Vejamos:
1. O Espírito Santo é o Espírito de quem?
“Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo.” I Coríntios 12:3.
2. Se Deus, o Pai tem o mesmo Espírito do Filho, Jesus também tem o mesmo Espírito de Santidade?
“E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” Atos 16:6,7.
Vejam que Esses versos são harmoniosos. O Pai tem um espírito santo, e o Filho também, confirmando o pensamento bíblico de que o Pai e o Filho, sendo pessoas distintas, pensam e agem de comum acordo, em perfeita harmonia, pois tem um mesmo espírito. Veja o próximo verso:
“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:9.
3. O Espírito de Cristo procede de quem?
“Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as
coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” João 14:26
“Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai
procede, esse dará testemunho de mim;” João 15:26
4. O Espírito Consolador procede do Pai originalmente, mas é o Espírito de Jesus quem consolaria seus discípulos com sua palavra, após Sua ascensão aos céus, ou seria uma outra pessoa divina?
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”Gálatas 4:6
5. Queria poderia ser esse Espírito Consolador dado aos discípulos de Cristo? Uma terceira pessoa?
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17
6. Ora, quem é o único Senhor da Bíblia, eleito pelo Pai, único Deus?
“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor,
Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” 1 Coríntios 8:6
O Espírito Consolador não é uma terceira pessoa da trindade, mas o Espírito do próprio Cristo, enviado da parte do Pai. O Consolador é o próprio Jesus presente de forma espiritual, despido da personalidade humana.
7. Jesus prometeu estar presente espiritualmente, consolando seus discípulos, após sua morte e
ressurreição?
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:18
8. Após a ressurreição de Cristo, Ele cumpriu a promessa de dar Seu Espírito Consolador?
“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22.
O Espírito Santo consolador é o Espírito de Cristo. Logo, o Consolador não pode ser uma outra pessoa, mas Jesus de uma outra forma. De forma espiritual. Já que, como homem não poderia estar dentro dos discípulos, e Ele prometeu que estaria “em vós” – nos corações e mentes dos discípulos. (João 14:17)
9. Que comparação precisa e esclarecedora o apóstolo faz, explicando que o Espírito não é uma
pessoa independente?
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:11
Esse versículo lança por terra qualquer ideia de que o Espírito Santo pode ser uma pessoa. Esse compara Deus com Seu Espírito aos homens. Quando você olha para um homem você uma ou duas pessoas?
Você se sente uma ou duas pessoas? Logicamente Deus tem um Espírito é apenas uma pessoa como
nós. Se o Espírito Santo fosse uma pessoa teríamos que mudar toda a Bíblia, e nela precisaria conter um verso que afirmasse que existe o Espírito do Espírito Santo. Já pensou quanto confusão. Pois é, a
Doutrina da trindade trouxe todas essas confusões. Foi essa doutrina falsa que fez as igrejas pensarem que o Espírito Santo é uma pessoa – a terceira pessoa trindade.
10. Quem é Espírito Santo que intercede por nós, conforme está escrito em Romanos 8:26: “...mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”?
“Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual
está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Romanos 8:34.
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” I Timóteo 2:5
Novamente, é Jesus através de Seu Espírito que intercede por nós, e não uma terceira pessoa. Porque
um suposto Espírito Santo não pode interceder pelo homem? (1) Porque não encarnou e se fez iguais
aos homens; (2) não foi tentado e venceu o pecado, (3) não morreu na cruz e não derramou o sangue
expiatório que purifica os homens de todo o pecado. Só o Cordeiro pode fazer. Nenhum outro nome, no céu ou na terra foi dado essa missão a não ser Jesus Cristo.
Reflexão para Decisão:
A partir de hoje, só adorarei o Único Deus verdadeiro, o Pai, e a Seu Filho Jesus Cristo que comprou com seu sangue homens de todas as nações para Deus. Não adorarei falsos deuses para não incorrer em pecados e maldições. Que o Espírito de Deus me conceda luz para enxergar toda a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário